Esteja preparado para potencializar o seu e-mail marketing quando entrarmos em 2016. Neste último ano presenciamos um grande salto na evolução do e-mail, sendo a maior novidades a invenção das “tecnologias vestíveis”. Em 2016, os desafios incluirão (1) crescer sua lista, (2) manter sua lista, (3) compreender a psicologia dos dispositivos móveis, (3) vídeos, e (4) virar a mesa e focar nas necessidades de marketing.

Começando de baixo para cima, o desafio mais comum enfrentado por todos os marqueteiros a nível empresarial é como crescer sua lista de e-mail marketing. A solução é o popup “lightbox”, mas mesmo o “lightbox” tem seus próprios desafios. Você provavelmente já viu um “lightbox” antes, são aquelas janelas que surgem antes que o usuário possa acessar uma página completamente. Essa janela “pede” algum tipo ação, que normalmente é se inscrever para a lista de e-mail. No entanto, nem todas os “lightbox” são iguais, o ideal é que tenham criatividade e sejam bem apresentados.

Assim, um dos desafios em 2016 não será apenas garantir que você use o “lightbox”, mas sim certificar-se de que você possui um forte elemento visual que atue como um convite à sua marca e não como um spam.

O próximo desafio vai ser garantir que as pessoas não cancelem a inscrição da sua lista de contatos, e para isso é preciso garantir que você esteja pensando como elas. Sua audiência está sempre em movimento e há um aumento da demanda de atenção que implica em ter cada vez menos tempo para dedicar às empresas. Compreender isso significa criar conteúdos que sejam amigáveis aos dispositivos móveis e entender a dinâmica da psicologia destes aparelhos.

O acessar de e-mails no celular se tornou muito importante, e provavelmente porque é algo que você pode rapidamente enquanto está em uma fila ou esperando uma reunião para começar. Mas o envio de mensagens em dispositivos móveis é mais do que apenas uma comunicação otimizada para celulares, é dar às pessoas algo para se envolverem durante um curto período de tempo.

A resposta para isso é o vídeo. Vídeos ganharam muito espaço no Vine e no Instagram, então por que não levar isso para suas campanhas de email marketing também? Os vídeos não são apenas mais envolventes porque cultivam uma relação íntima com o usuário, como também são muito mais fáceis do textos escritos.

Dito isto, dispositivos móveis são muito mais do que apenas o que seus leitores utilizam. A grande tendência para 2016 é chamar a atenção para o remetente e não apenas para o receptor, ou seja, como você engaja seu público em uma campanha de e-mail. Sendo assim, pense bem em seus objetivos de e-mail marketing de forma que seu plano inclua benchmarks em cada trimestre para cumprir as metas e assim tornar o processo mais fácil para sua equipe.