Vivemos em um mundo completamente tecnológico hoje em dia, e por mais que ainda não tenhamos inventado transportes individuais a jato, será que percebemos que junto à isso vivemos uma época de mudanças na cultura empresarial? Se você comparar a tecnologia ao mundo dos negócios, sobretudo no último século, verá que a tecnologia já vinha apresentando mudanças sólidas, ao passo que a cultura empresarial se manteve mais ou menos no mesmo formato. Bem, a forma com que trabalhamos mudou, mas como enxergamos o trabalho não. E agora isso está avançando.

Quando olhamos para trás, percebemos que uma das maiores marcas da evolução humana no século XXI está na forma que pensamos, e isso se reflete na forma que trabalhamos. Para empresários, isso significa se desprender da mentalidade de chefe e adotar uma mentalidade de líder. São coisas bem diferentes.

Pelo menos é o que Robert Short diz. Este empresário acredita que “um líder é um exemplo a ser seguido… um chefe apenas dita ordens.” Ele acrescenta: “A maioria dos chefes que eu tenho lidado simplesmente seguia seus outros chefes sem questionamentos, amava quem fazia o mesmo e pensava que isso é tudo que caracterizava um bom chefe. Quando eu era um candidato para o Departamento de Xerifes do Condado de Los Angeles, descobri que muitos chefes não sabiam nada de táticas… eles apenas foram bem nos testes e tinham bons ensinos superiores, o que lhes garantia promoções mais rápidas. Os verdadeiros líderes no departamento eram os homens e mulheres que tiveram experiências práticas em lidar com situações de vida e morte. Quando o líder tomou decisões táticas, a equipe sabia que estava em boas mãos, porque 1) o líder sabia o que estava fazendo e 2) estava envolvido na crise com seus oficiais. Chefes apenas mandam… líderes conduzem através do exemplo “.

Saiba o que você faz e dê o exemplo

Robert traz dois ótimos pontos. Em primeiro lugar, ser um líder significa estar à frente da curva. Isso significa educar-se cotidianamente sobre seu setor, sobre as tendências e sobre quais ferramentas/tecnologias seus funcionários podem usar para realizar melhor suas tarefas. O outro ponto é liderar através do exemplo. Nada desperta mais ódio do que ver seu patrão ter calma enquanto você está surtando – ou pior, quando ele espera que você surte. Claro que, como um empresário bem sucedido, você provavelmente já trabalhou em tempo integral e sacrificou noites para construir sua empresa, trabalhou sem remuneração e muito mais. Mesmo os funcionários que são inteligentes o suficiente para entender isso não se importam de verdade; eles se preocupam mais com o que vêem. Se eles vêem você falando sobre a onda que você pegou na praia naquela manhã, as chances de você ser odiado acidentalmente são grandes.

Não incomode seus funcionários

Isso nos leva a mais um ponto. Pare de ficar no ombro das pessoas. Seja inteligente suficiente para atrair os melhores funcionários e, em seguida, deixe-os fazerem seus trabalhos. Isto é ainda mais importante em setores criativos, onde tudo o que você precisa fazer é ter um prazo. Você não precisa micro-gerenciar cada passo do processo.

Crie uma cultura empresarial para qual valha a pena se esforçar

Se você quer os melhores funcionários, você vai ter que encantar eles. Um bom salário e excelentes benefícios são ótimas recompensas, mas uma cultural empresarial fraca cedo ou tarde vai acabar ofuscando a remuneração e os benefícios. Centenas de empresas oferecem uma remuneração competitiva – mas quantos desses lugares têm funcionários que gostam de estar lá? Não muitos. Se você não pode oferecer nem 1/3 da cultura empresarial e benefícios de uma empresa como o Google ou Facebook, então ofereça pelo menos um horário de trabalho flexível. A maioria dos empresários que eu conheço esperar uma devoção servil de seus funcionários, principalmente porque eles miram em sua própria ética de trabalho. Lembre-se que a empresa é sua, e não a deles – portanto crie uma cultura empresarial que os faça sentir que vale a pena o esforço também.
Author Bio:

by Shireen Qudosi

Shireen Qudosi is Benchmark Email's Online Marketing Specialist and Small Business Advocate. An Orange County based writer, Shireen specializes in online marketing and public relations. She has written for over 75 publications and has launched nine successful new media campaigns to date. Her work has been featured in the New York Times, Denver Post, the Oklahoman and Green Air Radio, among others.